/ANVISA: Orientação GRÁTIS para viajantes

ANVISA: Orientação GRÁTIS para viajantes

É comum viajantes e mochileiros fazerem todo seu planejamento financeiro, rotas de lugares, entender mais até sobre a moeda, mas deixar de lado o planejamento de sua saúde física durante a viagem. Não cometa esse deslize perigoso, e fique por dentro do que a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – recomenda para todo aventureiro:

PORTAL SAÚDE DO VIAJANTE
Antes de mais nada, cadastre-se no Portal Sáude do Viajante, no Site da ANVISA: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/. É algo rápido de se fazer e é importante para que possa consultar recomendações e cuidados de saúde pública em qualquer país do mundo, e ainda fique com seu cadastro disponível para qualquer nação verificar seu estado de saúde, vacinas recentes, etc.

CENTROS DE ORIENTAÇÃO
A ANVISA possui Centros de Orientação para a saúde do viajante espalhados por todo o Brasil (consulte o mais próximo de você aqui: http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante) e é recomendável que você compareça a um destes estabelecimentos ao mínimo 6 semanas antes de viajar, independente de ser uma viagem nacional ou internacional. Antes de iniciarmos a Expedição Imagino: América Latina, fizemos nossa parte e comparecemos ao Hospital das Clínicas de São Paulo e tivemos a seguinte orientação – totalmente grátis:

1.   Preencher uma ficha de avaliação com a situação atual de saúde + roteiro da viagem
Esta ficha é entregue logo na entrada do local de orientação e em 2 minutos você consegue preencher.

2.   Consulta médica ao viajante
Em seguida, um médico te atenderá e com base nas informações que escreveu na ficha de avaliação, fará uma “mini palestra” sobre os diversos cuidados sanitários que precisa tomar cuidado durante a viagem: desde ingestão de água até picada de insetos e animais, doenças transmissíveis viralmente e sexualmente, entre outras informações muito úteis. E a consulta ainda termina com uma lista de remédios que a ANVISA recomenda levar para a viagem, em caso de acidentes e doenças (como antibiótico, sais minerais, etc.), evitando assim que, em determinados estados de saúde, você possa se auto-medicar ao invés de utilizar o serviço de saúde de um local em que não conhece muito. É extremamente importante também levar sua carteira de vacinação, pois há diversas regiões brasileiras e países que exigem ou recomendam a vacinação contra algumas doenças, como é o caso da Febre Amarela, e neste caso o médico já te encaminhará para a enfermaria do Centro de Orientação.

É fundamental que você, com um excelente e cuidadoso viajante, passe por essas etapas, a fim de cuidar de sua própria saúde. Além disso, não esqueça de sempre viajar com um SEGURO DE VIAGEM; assim você evita dificuldades desnecessárias e curte uma trip mais tranquila.

A Távola Seguros é uma de nossas apoiadoras e possui condições especiais para os leitores da Imagino. Acesse o site e conheça mais sobre os Seguros Viagens disponíveis: http://tavolaseguros.com.br/


Luiz Ballas
Founder da Imagino, Mochileiro e profissional de E-commerce e Marketing Digital.

Segue lá no Insta: @luizballas